segunda-feira, março 06, 2006

UM POUCO DE LITERATURA


Orígenes Lessa: Romancista e contista, nasceu em Lençois - SP em 12 de julho de 1903 e faleceu em 1986. filho de pastor protestante, em 1928,tornou-se tradutor no Departamento da GM, em 1929 passou a colaborar no Diário da Noite em São Paulo. Em 1932 participou da Revolução Constitucionalista. Fundou e dirigiu o periódico Planalto que teve circulação nos anos 1941 e 1942. Trabalhou em 1942 em Nova Iorque, como redator da NBC, regressou ao Brasil em 1943, dedicando-se às atividades literárias e foi membro da Academia Brasileira de Letras.Entre suas principais obras, destacamos " O FEIJÃO E O SONHO"O feijão e o sonho é uma história de um casal onde o homem representa o sonho e a mulher o"feijão".O sonho representa a fantasia e o desejo. O feijão, a realidade e a praticidade da vida.Campos Lara, leva sua vida sonhando em viver da poesia, ser literato,poeta, alheio às necessidades da família.Maria Rosa, batalhadora, preocupada com a vida, luta desesperadamente contra a miséria e o infortúnio da família.Joãozinho, filho mais novo, o filho que cria na mãe uma expectativa de ser advogado, engenheiro ou ter uma profissão que lhe renda dividendos, se envereda pelo caminho poético do pai o que enche de orgulho a campos Lara, mas para Maria Rosa é uma grande decepção, e pensa: - Que fazer com um marido e filho poeta, num país de analfabetos?

8 Comments:

At 7:15 PM, Anonymous Anônimo said...

"O Feijão e o sonho" foi um best-seller e o título, opondo a realidade do feijão ao sonho do sonho, virou dito comum em parte da classe média brasileira. Poucos escritores, não só do Brasil, mas de nosso tempo, tiveram o domínio do diálogo como Orígenes Lessa. A contenção e a rapidez dos diálogos de Orígenes fazem pensar em terem sido extraídos da própria vida de personagens reais. Muito interessante o blog. Parabéns!

 
At 10:09 AM, Anonymous Anônimo said...

Achei muito interessante o comentário sobre este grande escritor brasileiro, desta forma, podemos conhecer um pouco mais da rica literatura brasileira, seus matizes e a vasta cultura de um grande país.

Sigam em frente com este trabalho. Parabéns!

 
At 12:22 PM, Anonymous Anônimo said...

Meu apreço 'a equipe do CEB, principalmente 'a Elisa Lopes, que tem realizado um lindo trabalho. Como brasileira, admiro a qualidade dos eventos realizados no Chile, e vejo, com orgulho, nossa cultura sendo conhecida por outras nações. Parabéns!

 
At 9:16 AM, Anonymous Anônimo said...

Existem muitas formas de divulgar a língua e cultura de um país. O CEB faz isso muito bem. Parabéns a toda a equipe pelo trabalho que vem sendo feito.

 
At 5:18 PM, Anonymous Anônimo said...

Muito interessante essa maneira de divulgar a cultura de um pais.
Parabens ao CEB pela iniciativa.
Espero poder seguir conhecendo mais escritores brasileiros através desse blog.

 
At 5:22 PM, Anonymous Anônimo said...

Achei muito interessante ler neste blog um pouco sobre este escritor brasileiro já que não é tão conhecido. Gostaria de saber mais sobre ele e outros escritores,romancistas, poetas e se possível cantores.

 
At 4:23 PM, Blogger CEB - Santiago said...

Usuários anônimos,
Obrigada por seus comentários, eles são muito valiosos para o melhoramento de nosso blog. Brevemente publicaremos mais sobre outros escritores,romancistas,poetas e cantores de acordo ao pedido.

CEB-Santiago

 
At 2:58 PM, Anonymous Anônimo said...

Fiz uma leitura rápida desse blog e quero apresentar-lhes minhas sinceras homenagens. Achei muito criativo o trabalho.

Gilberto - vice-presidente ICAB do Brasil.

 

Postar um comentário

<< Home