UM POUCO DE LITERATURA
Orígenes Lessa: Romancista e contista, nasceu em Lençois - SP em 12 de julho de 1903 e faleceu em 1986. filho de pastor protestante, em 1928,tornou-se tradutor no Departamento da GM, em 1929 passou a colaborar no Diário da Noite em São Paulo. Em 1932 participou da Revolução Constitucionalista. Fundou e dirigiu o periódico Planalto que teve circulação nos anos 1941 e 1942. Trabalhou em 1942 em Nova Iorque, como redator da NBC, regressou ao Brasil em 1943, dedicando-se às atividades literárias e foi membro da Academia Brasileira de Letras.Entre suas principais obras, destacamos " O FEIJÃO E O SONHO"O feijão e o sonho é uma história de um casal onde o homem representa o sonho e a mulher o"feijão".O sonho representa a fantasia e o desejo. O feijão, a realidade e a praticidade da vida.Campos Lara, leva sua vida sonhando em viver da poesia, ser literato,poeta, alheio às necessidades da família.Maria Rosa, batalhadora, preocupada com a vida, luta desesperadamente contra a miséria e o infortúnio da família.Joãozinho, filho mais novo, o filho que cria na mãe uma expectativa de ser advogado, engenheiro ou ter uma profissão que lhe renda dividendos, se envereda pelo caminho poético do pai o que enche de orgulho a campos Lara, mas para Maria Rosa é uma grande decepção, e pensa: - Que fazer com um marido e filho poeta, num país de analfabetos?
8 Comments:
"O Feijão e o sonho" foi um best-seller e o título, opondo a realidade do feijão ao sonho do sonho, virou dito comum em parte da classe média brasileira. Poucos escritores, não só do Brasil, mas de nosso tempo, tiveram o domínio do diálogo como Orígenes Lessa. A contenção e a rapidez dos diálogos de Orígenes fazem pensar em terem sido extraídos da própria vida de personagens reais. Muito interessante o blog. Parabéns!
Achei muito interessante o comentário sobre este grande escritor brasileiro, desta forma, podemos conhecer um pouco mais da rica literatura brasileira, seus matizes e a vasta cultura de um grande país.
Sigam em frente com este trabalho. Parabéns!
Meu apreço 'a equipe do CEB, principalmente 'a Elisa Lopes, que tem realizado um lindo trabalho. Como brasileira, admiro a qualidade dos eventos realizados no Chile, e vejo, com orgulho, nossa cultura sendo conhecida por outras nações. Parabéns!
Existem muitas formas de divulgar a língua e cultura de um país. O CEB faz isso muito bem. Parabéns a toda a equipe pelo trabalho que vem sendo feito.
Muito interessante essa maneira de divulgar a cultura de um pais.
Parabens ao CEB pela iniciativa.
Espero poder seguir conhecendo mais escritores brasileiros através desse blog.
Achei muito interessante ler neste blog um pouco sobre este escritor brasileiro já que não é tão conhecido. Gostaria de saber mais sobre ele e outros escritores,romancistas, poetas e se possível cantores.
Usuários anônimos,
Obrigada por seus comentários, eles são muito valiosos para o melhoramento de nosso blog. Brevemente publicaremos mais sobre outros escritores,romancistas,poetas e cantores de acordo ao pedido.
CEB-Santiago
Fiz uma leitura rápida desse blog e quero apresentar-lhes minhas sinceras homenagens. Achei muito criativo o trabalho.
Gilberto - vice-presidente ICAB do Brasil.
Postar um comentário
<< Home