quinta-feira, abril 13, 2006

LITERATURA E CULINÁRIA



Paloma Amado
e
seu
livro
de
receitas
( casa de Jorge Amado)

A frase de Jorge Amado: “A literatura alimenta o espírito e a alma e a cozinha alimenta os personagens”, inspirou a autora Paloma Amado a relançar o livro de receitas que alimentaram os personagens dos livros do seu pai, Jorge Amado. Em seus romances, o autor fala do mar, do sertão, das lavouras de cacau e de seus coronéis.
Paloma procurou resgatar essa mesa que povoou a literatura do seu pai, pesquisando por seis anos e finalmente podemos ver o resultado dessa pesquisa e também ver uma observação muito conhecida do seu pai: “Personagem tem de ser vivo, de carne e osso. Se não comer, morre”. Por causa desse comentário do seu pai, Paloma Amado quis misturar culinária com literatura e para isso resgatou preciosidades como: “Na pobre cozinha, Gabriela fabricava riquezas: acarajés de cobre, abarás de prata, o mistério de ouro do vatapá”.
Em Quincas Berro d/Água, a autora encontrou as peixadas e moquecas de arraia, com os grandes almoços nas casas dos coronéis, em Terras do Sem Fim e a Fome retratados em Seara Vermelha, onde se comia de tudo ... gato, cobra, papagaio ... na travessia pelo sertão. Mas o livro Tendas dos Milagres, foi o que mais reforçou a idéia da autora de misturar culinária com literatura.
Afinal, como já sabemos “ personagens são de carne e osso e tem que comer, senão morrem”. Essa é uma boa maneira de dizer que aquilo que lemos muitas vezes corresponde àquilo que somos.



(Revista Globo Rural, Ed. 246, Abril 06, Editora Globo S.A)

7 Comments:

At 8:42 AM, Anonymous Anônimo said...

Achei muito interessante o trabalho da Paloma Duarte. Em se tratando das obras de Jorge Amado, há muito o que explorar nesses dois campos.Parabéns,CEB por mostrar a riqueza do povo brasileiro.

 
At 5:45 PM, Anonymous Anônimo said...

Muito interessante misturar literatura e culinária, afinal como bem disse Jorge Amado:"personagens tambem comem", concordo com ele e acho importante que atraves da literatura também se possa explorar o mundo da culinária brasileira. Parabéns ao CEB por mostrar esse outro aspecto dos brasileiros.

 
At 10:33 AM, Anonymous Anônimo said...

Muito interessante o artigo. Será que posso encontrar este livro na biblioteca do Centro de Estudos?

 
At 10:37 AM, Anonymous Anônimo said...

O blog do CEB está muito interessante, parabéns! Visitem o meu blog pois vocês também podem ler artigos sobre o Brasil.
Um abraço.
maria cristina

www.portuguesdobrasil.blogspot.com

 
At 7:36 AM, Anonymous Anônimo said...

Falando em Jorge Amado, o CEB e o Instituto Chileno de la Lengua organizaram uma exposição fotográfica das viagens que o escritor brasileiro e seu amigo Pablo Neruda realizaram juntos. A exposição estará em exibição até o dia 5 de maio no ICHIL.

 
At 3:14 PM, Anonymous Anônimo said...

Lendo o blog do CEB lembrei-me que deliciosas são as novelas de Jorge Amado! Claro que mais delicosas são as comidas nordestinas e especialmente as bahianas.
Deixo uma sugestão. _ Por que vocês não publicam algumas receitas gostosas da Bahia e do Nordeste em geral?

DRS

 
At 11:04 AM, Blogger Na Terra e no Vaso said...

Adorei conhecer seu blog Paloma
Muito sucesso e obrigada por dividir conosco, segredos do nosso Amado Jorge,para sempre Jorge, Amado
Beijos

 

Postar um comentário

<< Home