quarta-feira, julho 26, 2006



Os Mitos das Florestas

Os mitos e lendas brasileiras andam pelos lares de nosso povo assustando e fazendo a imaginação voar. Às vezes, estão em vários lugares diferentes ao mesmo tempo. Os nomes podem variar e algumas características também, mas suas histórias e aparições não morrem. A cultura indígena do Brasil tem todo um repertório de lendas mais ligados às coisas da natureza, envolvendo animais, estrelas, rios e plantas e. algumas dessas lendas misturaram-se às crendices dos brancos católicos. Vamos conhecer uma dessas lendas que envolvem animais.


LOBISOMEM - Quando um casal tem filhos, todos meninos, precisa fazer o mais velho batizar o mais novo, para que este não se torne um Lobisomem. No caso de sete meninas, deve ser feita a mesma coisa para que a garota não vire bruxa. Dizem que é fácil identificar os Lobisomens: são esquálidos, pálidos, com um tom amarelado nas faces. Os indivíduos que têm tal sina transformam-se de quinta para sexta-feira. Na região Centro-sul do Brasil acredita-se que, se o sujeito for branco, vai aparecer na forma de um enorme cachorro preto; se for negro, o cachorro será branco. Apesar de meter medo nos homens, com suas pernas traseiras mais longas que as dianteiras, muitos dizem que o Lobisomem só sai para comer fezes de galinha. Se não há galineiros, ele então procura crianças com fralda. No Norte, acredita-se que Lobisomem ou Bruxa será o sétimo filho ou filha do casamento de um padre.


A superstição popular aconselha que, quando alguém enxerga assombrações desse tipo, deve deitar-se de bruços e esconder as mãos. Quem vê alma do outro mundo também não deve acender as luzes ao chegar em casa, devendo esperar o clarear do dia.

(texto extraido de Saúde Animal - http.www.saudeanimal.com.br)

quinta-feira, julho 13, 2006

INVERNO COM OU SEM NEVE É INCRÍVEL



Inverno é uma das quatro estações do ano. Nesta estação, acontece o solstício, época em que o sol passa pela maior inclinação boreal ou astral e durante a qual cessa de afastar-se do Equador. Acontece entre 22 de junho a 22 de setembro no hemisfério sul.

Sem dúvida nenhuma, o inverno é uma estação muito charmosa, as pessoas geralmente se produzem mais com suas roupas quentinhas e pesadas. Também gostam muito de tomar chocolates quentes, sopas, comer comidas fortes e ficar mais tempo em casa. Para quem gosta de viajar e ver neve, há vários centros de esquis para conhecer e desfrutar. Em Bariloche - Argentina, ou no Chile, Portillo que está a 149 km de santiago, La Parva a 50 km, Colorado- Farellones a 39 km, Valle Nevado a 60 km. Também as Termas de Chillán a 82 km. de santiago ao sul, e ainda outros menos conhecidos mas muito bons também.

Você sabia que na Antártica só existem 2 estações no ano? O verão dura 6 meses e não tem noites e o inverno dura 6 meses e não tem dia, e a temperatura no inverno varia de 20 a 70ºC negativos?

No Brasil, também os termômetros chegam a marcar negativo nas cidades de Gramado, no Rio Grande do Sul, Campos do Jordão, em São Paulo e Petrópolis -RJ, mas não pensem que estas cidades têm somente temperaturas baixas para oferecer, elas têm muitas e boas atrações.