quarta-feira, julho 26, 2006



Os Mitos das Florestas

Os mitos e lendas brasileiras andam pelos lares de nosso povo assustando e fazendo a imaginação voar. Às vezes, estão em vários lugares diferentes ao mesmo tempo. Os nomes podem variar e algumas características também, mas suas histórias e aparições não morrem. A cultura indígena do Brasil tem todo um repertório de lendas mais ligados às coisas da natureza, envolvendo animais, estrelas, rios e plantas e. algumas dessas lendas misturaram-se às crendices dos brancos católicos. Vamos conhecer uma dessas lendas que envolvem animais.


LOBISOMEM - Quando um casal tem filhos, todos meninos, precisa fazer o mais velho batizar o mais novo, para que este não se torne um Lobisomem. No caso de sete meninas, deve ser feita a mesma coisa para que a garota não vire bruxa. Dizem que é fácil identificar os Lobisomens: são esquálidos, pálidos, com um tom amarelado nas faces. Os indivíduos que têm tal sina transformam-se de quinta para sexta-feira. Na região Centro-sul do Brasil acredita-se que, se o sujeito for branco, vai aparecer na forma de um enorme cachorro preto; se for negro, o cachorro será branco. Apesar de meter medo nos homens, com suas pernas traseiras mais longas que as dianteiras, muitos dizem que o Lobisomem só sai para comer fezes de galinha. Se não há galineiros, ele então procura crianças com fralda. No Norte, acredita-se que Lobisomem ou Bruxa será o sétimo filho ou filha do casamento de um padre.


A superstição popular aconselha que, quando alguém enxerga assombrações desse tipo, deve deitar-se de bruços e esconder as mãos. Quem vê alma do outro mundo também não deve acender as luzes ao chegar em casa, devendo esperar o clarear do dia.

(texto extraido de Saúde Animal - http.www.saudeanimal.com.br)

3 Comments:

At 10:58 AM, Anonymous Anônimo said...

Acho que é muito importante que os pais contem estórias do folclore brasileiro para os seus filhos e, desta forma,contribuam para que as crianças conheçam mais a cultura do Brasil. Quem não se lembra do Saci Pererê, da mula- sem- cabeça, e de tantos outros personagens que povoaram a nossa infância?
Gostaria de pedir que a biblioteca do CEB divulgue uma lista com nomes de alguns livros sobre lendas brasileiras.
Obrigada.

 
At 11:03 AM, Anonymous Anônimo said...

Gostaria de sugerir que o CEB organize uma palestra sobre mitos e lendas brasileiras.

Obrigada.

 
At 12:48 PM, Anonymous Anônimo said...

O CEB está organizando uma palestra sobre as Festas poulares no Brasil. Será na sexta-feira às 19:00 h com a professora Eugênia dos Santos.

Imperdível!

 

Postar um comentário

<< Home