terça-feira, outubro 23, 2007

VOCÊ QUER VENDER SUA VAQUINHA?

OLÁ AMIGOS,
Vamos começar um período de verbos, espero que gostem e desfrutem com nossos textos.
Leia o texto e complete com os verbos que faltam.
Estar - Parecer - tentar - dar - sentir - ter - haver - contar - poder - queixar - oferecer - propor - oferecer - passar - compadecer - decidir - parar - começar - passar - enfatizar -ter - ir - perguntar - acercar - observar - perguntar - levantar - subir - responder - dizer.


Um homem __________ em uma má situação econômica, ______ que nada do que _____ lhe _____ resultado, se ______ frustrado e bastante desalentado. Tudo o que ________ era uma vaca velha e magra que _______ tentado vender muitas vezes sem êxito, de maneira que cada dia ______a quem _____ de sua situação, se ________ e _______ a vaca.

Senhora, compre esta vaquinha, ________ quase em tom de súplica –dê-me o que puder , olhe estou em má situação .
Senhor - ______ a outro fique com a vaca me paga como quiser ,olhe necessito muito, minha família está muito mal - e assim nosso homem _______ dia após dia queixando-se e rogando a muitos que comprassem sua vaquinha.
Em uma ocasião, um comerciante se _______ e _______ ajudá-lo oferecendo –se a colaborar na venda da vaca.O mercador _____ na rua, orgulhoso com voz firme e entusiasta e ______ a dizer a todos que _________ por ali:
- Senhores e senhoras, que oportunidade! Estamos oferecendo esta vaca, esta rara possibilidade de adquirir por um fabuloso preço, este lindo animal que produz 12 garrafas de leite diárias, e isto porque está um pouco magra, imagine quando engordar... _________. Já teve dois bezerros premiados nas feiras locais e o preço é incrível.
Pouco a pouco muita gente _____acercando-se intrigada pela proposta do hábil mercador. Várias pessoas ___________ interessadas pelo preço da vaca ,o comerciante então ________ ao dono, quem _________ com atenção e lhe perguntou: - Bom amigo, já há vários interessados , por quanto vende a vaca ?
O dono da vaca ________-se ereto, _____ a cabeça com orgulho e _______ quase com desprezo _______: Esse animal é tão bom que eu não vendo!
Às vezes você queixa de que teu próximo não se importa com você e o dia que faz algo em vez de agradecer, critica ou o invalida .Lamenta de que não tem o suficiente mas assume atitudes de arrogância ou despreza as oportunidades que te rodeiam.
Pede aos demais que ajam e que sejam eficientes ou colaborem ,mas quando o fazem você se enfoca no que não parece feito à tua maneira .
Valoriza o que os outros fazem por você? Diz, ou expressa aberta e generosamente sua gratidão ?
Não se queixe muito, não desaproveite o que tem; Desfrute o que tem ,valorize e agradeça o que os outros fazem por você .... Quem sabe assim poderá vender, bem vendida , tua vaquinha ....
adaptado por Dâmaris

1 Comments:

At 6:05 PM, Anonymous Anônimo said...

estava
parecia
tentava
dava
sentia
tinha
havia
contava
podia
queixava
oferecia
proponha
oferecia
passava
compadeceu
decidiu
parou
começo
passavam
enfatizava
teve(*)
Ia
perguntaram
acercou
observava
perguntou(*)
levantou
subiu
respondeu
disse

(*) Estavam no texto

 

Postar um comentário

<< Home